top of page

O DIA EM QUE HELMUT MARKO DISSE QUE ENRIQUE BERNOLDI ERA SUPERIOR A KIMI RAIKKONEN…

  • 8 de dez. de 2021
  • 1 min de leitura

Aproveitando que Helmut Marko está nas principais manchetes da atualidade e que Kimi Raikkonen se aproxima da última corrida na Fórmula 1 na sua carreira, relembro uma história caricata protagonizada pelos dois.


Tudo remonta a 2001, quando a Sauber estava a ser patrocinada pela Red Bull. O Dr. Helmut Marko, diretor da ainda muito recente Red Bull Junior Team, estava interessado em ter o brasileiro na Fórmula 1.


A Sauber acreditava que Bernoldi não era suficientemente bom para a F1, mas Helmut Marko estava tão convencido que Bernoldi era superior a Kimi que até chegou a dizer ao [chefe da Red Bull] Dietrich Mateschitz que Willy Rampf [engenheiro da Sauber] estava a fazer “batota” e deu a Bernoldi mais combustível e os pneus errados para o atrasar. Marko desempenhou um mau papel, muito mau mesmo. Mateschitz acreditou em tudo o que lhe foi dito mas, felizmente, o diretor da Sauber não, e escolheu Kimi Raikkonen, mesmo que o finlandês ainda não fosse portador de uma Superlicença por parte da FIA.


Raikkonen fez a sua estreia no Grande Prémio da Austrália de 2001, em Melbourne, onde se qualificou em décimo terceiro e, depois de ter sido encontrado a dormir meia hora antes da corrida, ainda a terminou em sexto lugar.


Quanto a Bernoldi, ainda conseguiu lugar na F1, correndo pela Arrows (que lá conseguiu o patrocínio da Red Bull, depois de toda a polémica entre a Red Bull e a Sauber) em 2001 e saiu da modalidade no final da época seguinte, em 2002.


Autor: Eduardo Moreira

Comentários


169511387_10216789811772543_640183364091

Eduardo Moreira (co-host)

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

bottom of page